O CUIDADO DO MUNDO – sobre o Dia da Mulher

Ja São 23h29, ou seja, falta pouco tempo para terminar o DIA DA MULHER. Valentina sempre passa esse dia dividida entre dois sentimentos: agradecimento pelos que a cumprimentam e tristeza pelas Mulheres (incluindo a si mesma), senhoras, jovens e meninas do mundo (“Se há um Dia da Mulher, é porque ainda somos minoria”).

Quando assistia uma aula de filosofia, Valentina ouviu seu Prof. Leandro Konder falar do advento do arado como um dos principais fatores da soberania do homem sobre a mulher. Entretanto, ela se lembrou de um outro fato que fez com que todos na sala se entreolharem espantados: ” Certa vez li que a superioridade masculina veio com uma descoberta da participação dos homens no nascimento dos bebês.  Antes, as mulheres eram reconhecidas como seres superiores, dotadas do poder de gerar filhos! “, disse ela. Leandro Konder comentou: “E eu pensando que ainda teria tão pouco a conhecer pelo puco tempo que me resta de vida”, como se tal “noticia” parecesse luz nova.

Essa conversa numa aula de Filosofia pode até parecer só uma coisa legal, mas faz lembrar de que ser mulher sempre foi uma coisa muito especial, e antes até mesmo mágica. Sem romantismos, as mulheres ainda são capazes de magia.

Nesse mundo em que vivemos, quem sempre cuidou da humanidade foram, e ainda são, as mulheres. São elas que cuidam da comida, das crianças, dos doentes … Mulheres são solidárias com a humanidade. Há uma fotografia premiada de uma senhora na Europa de lenço amarrado . envolta da cabeça e amarrado no queixo enfrentando um soldado com um escudo blindado. Pelo o que ela lutava? Não vem ao caso. Essa foto mostra a que ponto chega a coragem de uma mulher indignada.

Nesse dia da Mulher, Valentina agradece o carinho de todos que a cumprimentam, mas por dentro tem vontade de pedir que não o façam, pois não se trata de distribuírem flores galantemente; ela pede mais do que isso. Mulheres precisam de respeito, igualdade de salários, não serem desqualificadas, não serem vitimas de violência de toda ordem, desde mutilação clitoridiana até espancamento por um homem, sem serem acusadas de precisar desses castigos (“porque tem mulher que gosta de apanhar”).

Nesse dia da Mulher, e sempre, lembremos de que ainda há muito, muito a se fazer pelas Mulheres. E ao fazermos algo por elas, estaremos fazendo pelo mundo. Um mundo melhor, com mais cuidado.

 

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Comportamento, Homem, Mulher

4 Respostas para “O CUIDADO DO MUNDO – sobre o Dia da Mulher

  1. Georgina Ramalho

    Adorei, querida! Bjsssssssssss… Georgina

    P. S. Ainda no adquiri o seu livro, pq no tenho ido a nenhuma livraria… Snif, snif, sniffffffff…

    Em 9 de maro de 2014 00:13, mulhericesblog

  2. Cristina Medeiros

    Muito lindo Guegue!!!As mulheres sofrem demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s