DUAS HISTÓRIAS E UMA MULHER TINHOSA

Durante a 2ª Guerra Mundial, navios brasileiros foram bombardeados, conta a História, pelos alemães. Traziam os rapazes que se alistariam nas Forças Expedicionárias Brasileiras. E morreram todos. Dizem que foi um ataque dos americanos para que o Brasil entrasse na guerra; mas nunca se provou nada.

A bisavó de Valentina, D. Isabel, conhecia alguns dos rapazes falecidos, nordestinos como ela. Ela ficou tão brava que disse: “Eu vou lá ao Palácio do Catete!!! Eu vou mandar o Getúlio Vargas preparar um canhão de grande poder de fogo e vou de bucha de canhão! Eu vou morrer, mas quando eu chegar lá na Alemanha, vou dar tanto soco nos alemães que vou matar um bocado deles”!

A mãe de Valentina, criança na época, imaginava D.Isabel, que era muito magrinha e usava os cabelos pretos arrumados num coque, na figura de uma Olívia Palito saindo pela boca do canhão, voando rumo à Alemanha, tal como nos desenhos animados do Popeye. Valentina, quando era criança, e até mesmo já adulta, construía a mesma imagem na cabeça.

Outra história da bravura de Isabel foi quando seu irmão, que era bicheiro, ter sido preso e levado para o presídio da Ilha Grande. Ela, mais uma vez, se reportou à figura de Getúlio: “Eu vou lá falar com o Getúlio Vargas”!

A avó de Valentina a viu sair toda determinada e até hoje não sabe se ela falou com o Presidente ou não. Mas que D. Isabel, depois desse dia, foi visitar o irmão no presídio e soltá-lo, isso ela conseguiu. Dá até para acreditar que Getúlio a recebeu e, por ela, intercedeu.

(Só a título de curiosidade, o irmão bicheiro tinha uma namorada, Nadir, que quando a polícia chegava, engolia as listas de Bicho para ele não ser preso).

(Imagem: www.gazetadopovo.com.br )

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Comportamento, Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s