MENINAS DA ROÇA, MULHERES DA CIDADE

Ouvir memórias de infância é algo que me fascina. Aqui, nas cidades do Espírito Santo, quase todas as mulheres com quem conversei sobre suas infâncias começavam dizendo: “A minha infância foi na roça…”. E lá vinha muita brincadeira na lama, caveiras de mamão, crueldades com primos e irmãos, biscoitos de avó, aranhas, bonecas de espiga de milho, TV só muito depois, enfim, infância na roça. Mas hoje elas estão na cidade, sendo do interior ou não do estado, e não se percebe mais tais vestígios, só mulherices contemporâneas e urbanas, tais como roupas da moda, cabelos escovados, papo aberto, medos de escada rolante, de elevador, calças saruel, maridos, namorados…

Muito interessante pensar que essa “infância na roça”, apesar de ter ficado para trás na voz dessas mulheres (a maioria ainda tão jovem), é motivo de orgulho, uma espécie de luxo: brincar de pés descalços no rio, correr pelo mato… Amazonas do Espírito Santo, eu poderia assim chamá-las.

Mas é quando riem, quando falam besteiras, quando trocam mulherices, que ainda consigo enxergar aquele espírito livre de quando eram crianças. E vem o cheiro de bolo, do leite queimado, a fala da mãe que quando não queria proibir algo apenas dizia “porta-me-lá” (não me importa que você vá, mas eu não aprovo). Entretanto, ao mesmo tempo as perco de vista, as Amazonas, que ficam à sombra das mulheres da cidade.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Comportamento, Felicidade, Mulher

6 Respostas para “MENINAS DA ROÇA, MULHERES DA CIDADE

  1. BIANCA

    SENSACIONAL O TEXTO!!! SAUDADE DESSA INFÂNCIA !!

    • POIS É, BIANCA. A INFÂNCIA NÃO É UM MOMENTO QUE APENAS FICA PARA TRÁS, MAS UMA PARTE DO QUE SOMOS, AINDA. TER SAUDADE DELA É TER VONTADE DE ESTAR FELIZ DE NOVO. ENTÃO, VOLTE LÁ, SEMPRE QUE DESEJAR. OBRIGADA POR CURTIR O TEXTO.

  2. Andressa Molinari

    Ótimo passar esses dias com você e descobrir mais essa habilidade. Mulherice…

  3. Nadia Aparecida Cuquetto

    Experiências vividas que jamais serão esquecidas… Apesar da correria do dia a dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s