A LISTA DA FELICIDADE QUE NÃO É PARA SEMPRE

Essa coisa de ser feliz é mesmo muito complicada. É tão complicada que geralmente a gente não fica feliz como acha que deveria e aí então só nos resta uma sensação perene de insatisfação.  Ensinaram-nos que existe uma felicidade tão grande, mas tão grande e que ela não acabará nuuunca! Só nos resta encontrá-la.

A felicidade do tipo “felizes para sempre” é uma dessas com promessa de eternidade. E o pior: parece que aos humanos do sexo feminino só esta lhes resta. Como já disse, eu sempre quis escrever algo sobre mulheres. Então, perguntei para pelo menos umas 50 delas o que as fazem felizes, de verdade. Como tenho a sorte de conhecer mulheres por todo esse Brasil (juro, pessoas! Trabalho do Oiapoque ao Chuí formando professores de Educação Infantil. Pois é, tive e tenho o prazer de conhecer e conviver e aprender com muitas brasileiras, e são todas maravilhosas, cada qual na sua forma de ser). Levantei com mulheres bem diferentes entre si, de diversas classes sociais, idades e estados do nosso país – tem gente do Mato Grosso, do Rio Grande do Sul, do Pará, do Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro… – um rol daquilo que elas acham fundamental para serem felizes.

Lembro-me que, após esta consulta, algumas me perguntaram se eu afinal iria mesmo escrever. Houve uma amiga querida do Mato Grosso do Sul que me pediu a primeira versão, mesmo sabendo que eu, na época, não faria mais nada com o material; e eu o mandei. Mas eis que agora posso lhe responder: “- Ei, Dulce! Olha tudo aqui!!! Obrigada por ter acreditado!”. E abaixo está a lista. E já que você está lendo esse blog, que tal tentar marcar os itens que considera importantes para encontrar a felicidade? As respostas estão tal qual me mandaram, mas tentei dar uma organizada nas recorrências e a numeração é dos itens, e não da quantidade de pessoas.

Se você quiser participar desta lista, mande seus itens! Como se diz no Pará, “Ééégua”, “bóra” dar dicas de como ser feliz!

LISTA FEMININA DA FELICIDADE

I – POVO DO AMOR, DA VIDA E DA BELEZA

1) O bem estar dos nossos filhos.

2)  Ser muito amada e desejada.

3) Se sentir bem fisicamente, psicologicamente e emocionalmente, ou seja, o equilíbrio entre corpo, alma e mente.

4) Ter muita saúde, disposição e vontade de viver a vida cada dia mais intensamente, pois cada momento que vivemos é único.

5) Usufruir de pequenas ações e gestos do nosso dia a dia que às vezes possam parecer insignificantes, mas precisam ser valorizados e entendidos no seu mais profundo significado.

6) Valorizar a nossa beleza tanto interior como exterior para que possamos nos sentir bem e tornar a nossa presença prazerosa entre amigos, parentes e família.

7) Abandonar um pouco a rotina.

8) Fazer algumas coisas (as mais inusitadas possíveis) que sempre teve vontade de fazer e nunca fez por medo, insegurança, preconceito ou falta de oportunidade.

9) Dar umas boas risadas.

10) Comidas gostosas.

11) Ver árvores e plantas floridas nas ruas.

12) Mãe, chocolate, paz, amor, flores, sexo, homem bonito, poesia, paquerar, sonhar, dar risada, cantar.

13) Estar feliz na maior parte do tempo.

14) Acordar cedo.

15) Compreensão pelo meu companheiro.

16) Beijar na boca.

17) Cumprir meus planos de aula.

18) Ver um bom concerto, olhar um bom quadro,  comer um belo peixe, fazer uma viagem de “estoiro” e namorar também!!!!!

19) Por-do-sol, viver…

20) Humor – Humanidade – Humildade – Saúde

II – POVO DAFAMÍLIA E DA SAÚDE

21) Saúde, paz e felicidade para nossos filhos.

22) Saúde e paz para nós e todos que gostamos.

23) Saúde da minha filha.

24) Bastante saúde para poder viver e desfrutar das coisas boas que a vida nos proporciona.

25) Filhos com saúde.

26) Saúde.

27) Saúde (para mim e minha família).

28) Ter filhos e vê-los crescer com saúde.

29) Saúde pra dar e vender.

30) Estar bem de saúde.

31) Muita saúde.

32) Saúde e paz prá mim e para toda a minha família.

33) Saber que os meus estão gozando de boa saúde física e mental.

34) A saúde de meus familiares.

III – POVO DO DINHEIRO E DAS COMPRAS

35) Dinheiro o suficiente para termos condições de pagar as contas, viajar, comprar e ainda poupar.

36) Pagar as próprias contas (2 escreveram isso).

37) Adoro comprar!!

38) Comprar bolsas e sapatos.

39) Boa remuneração.

40) Ter independência financeira.

41) Muito dinheiro.

42) Despreocupação financeira (contas pagas).

43) Comprar roupas , sapatos, joias etc.quando bem entender.

44) Ter muito dinheiro pra poder mandar o EX MARIDO catar coquinho.

45) Um mundo com mais distribuição de oportunidades e riquezas (esse independentemente de ser mulher ou homem).

46) Um cartão de crédito sem limites.

47) Uma conta bancária bem gorda (talvez com uns R$ 40.000,00 por mês, para despesas básicas).

48) Receber o salário e pagar todas as contas, nem que fique sem nenhum real depois.

49) Estar “sem” sapatos e bolsas para poder ter um bom motivo para compra-los.

Lendo agora os itens que você marcou, procure verificar de qual POVO você faria parte? Onde tem mais itens? Que peso você está dando para determinado tipo de aspecto como a porta da sua felicidade? Observe se a sua felicidade não depende de coisas muito difíceis de serem conseguidas, pois isso é um sinal de sabotagem a si mesma e à possibilidade de estar bem com coisas simples. E, mais: uma crença de que você pode não ser uma merecedora da felicidade. Cuidado! Não faça isso com você.

Por falar nisso, qual é conceito de felicidade? Eu, pessoalmente, acho que ela, desse tamanhão todo, não existe, não. Existem são momentos felizes. Por isso devemos tentar aproveitar aqui e agora, como nos ensinam os budistas e sua sabedoria. Sentir um vento fresco no rosto numa tarde quente, assistir a um filminho alegre e bacaninha, tomar uma bebida bem geladinha quando se tem sede, abraçar um amigo, dar beijo na boca, abrir um presente de alguém querido, comer quando se tem fome, ir ao banheiro quando se tem vontade, dar de cara com uma obra de arte bonita e ser arrebatada, perceber um olhar de amor para você, ouvir uma música que você adora no rádio, voltar para casa no final do dia, edredom com ar condicionado gelado, chocolate quente no frio, uma revista nova na sala de espera do consultório, filho no colo abraçado, sentar do lado de quem se gosta e sentir carinho de volta, seu cachorro feliz quando você chega, risadas com as irmãs, tomar café da manhã uma vez por semana com as amigas (como eu faço)… Nossa, quantas coisas que não custam nada e que podem ser aproveitadas para alimentar o nosso coração faminto de felicidade, viram?

Desde que passei a olhar a vida assim, ou seja, como muitas possibilidades de encontrar a felicidade, vivo melhor, mesmo tendo os meus momentos de ira e tristeza, que ainda são muitos, confesso. Mas faço força para curtir o presente. E isso é tão forte, o mito da super-felicidade que, há uns anos atrás, num dia desses em que estávamos passeando de barco, eu, minhas irmãs, meu cunhado, minha prima, minha sobrinha e minha filha, que ainda era criança (ela hoje tem 18 anos, uma coisa linda!), me perguntou:  “- Depois daqui nós vamos prá onde, mãe?”, num afã de ter mais felicidade depois. Estava tudo tão bom, era um dia lindo, nossa conversa animada e divertidíssima como sempre, o mar cristalino. Percebi sua ansiedade no momento e lhe disse com muita tranquilidade: “- Filha, depois, vai ser depois. Veja bem o quanto estamos sendo felizes agora…”. Tratemos então de estar aqui, ao invés de já estarmos pensando no que vai ser depois, pois assim você poderá perder esse momento aqui tão bom. E sem nenhuma garantia de que depois será bom, pois ainda não aconteceu.

Assim vamos vivendo. Divertindo-nos bem pouquinho como se fosse para não gastarmos nossa cota de alegria e bem estar com coisas bobinhas e falsas, pois quando a super-felicidade chegar, e ela só chegará quando o príncipe nos beijar e levar no seu cavalo branco, é que poderemos irradiar o bem viver? Por isso, parece que estamos sempre achando que a vida não está boa, pois feliz mesmo só vamos ficar quando o momento certo chegar. Qual nada!!! É preciso parar de pintar uma tela onde a felicidade aparece dentro de um único modelo, cujos elementos precisam TODOS estar presentes para que ela aconteça. Lembrem-se da Valentina no carro, preocupada que não estava “com aquela roupinha sexy ao mesmo tempo despojada” que lhe cairia tão bem.

Como é seu quadro da felicidade? Você seria capaz de descrevê-lo? Leonardo da Vinci escrevia em forma de texto as telas que iria pintar procurando não se esquecer de nada, de nenhum detalhe. Volte a sua “Lista da Felicidade” e procure agora eleger apenas aquilo que considerar imprescindível. Ao contrário de Leonardo, não fique presa aos detalhes, mas sim às ideias, generalizando os aspectos. Assim, você poderá ampliar suas possibilidades de ser feliz… “Bóra” ser feliz!
*** Imagem Tatá Portofino  tataporfirio.tumblr.com

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Felicidade, Mulher

8 Respostas para “A LISTA DA FELICIDADE QUE NÃO É PARA SEMPRE

  1. Francisco Lucio

    O texto é denso de tudo aquilo que a mulher deseja, agradável, didático, leve e inteligente, um retrato do muito que como homens podemos e deveríamos fazer pela nossa amada.

    • QUE BOM QUE HÁ UM HOMEM INTERESSADO NA LISTA DA FELICIDADE DAS MULHERES E PENSANDO SOBRE O QUE ELE PODE FAZER PARA DEIXAR SUA AMADA FELIZ. MAS JÁ LHE DOU UMA DICA: CUIDADO COM A TENTAÇÃO DE SE SENTIR PRÍNCIPE…

      • Francisco Lucio

        Vã tentação, não me atrai! É como na cerimônia de casamento: quando se tem uma Princesa, quem se importa com o Príncipe? E sobre meu interesse na lista da felicidade, paralelo ao seu poderoso lado masculino, o meu feminino me instiga a saber tudo sobre elas.

  2. Jacqueline

    Eu sou do grupo “POVO DO DINHEIRO E DAS COMPRAS”. Fico muito feliz, mais muito feliz meeesssmo, quando vou às compras. Uhuuuuuuu e vamos comprar minha gente!!!

    • AH.. ESSA É UMA MULHERICE E TANTO: COMPRAR, ESPECIALMENTE EM GRUPO, COM AMIGAS DANDO OPINIÃO. É MT BOM, NÃO?

      • Ana Cristina C.G.Barros

        Fico com usufruir de pequenas ações e gestos do nosso dia a dia, do tipo, café da manhã com as amigas na “Padaria “Jóia” (e é jóia mesmo), no Grajaú, cozinhar para a familia aos domingos acompanhada de uma cervejinha gelada, uma boa ducha após a malhação, e é claro, uma comprinha no shopping após um dia duro de trabalho….só para compensar.

  3. Guiva Guive me

    Ai minha irmã…felicidade é tanta coisa…é encontrar vocês aos sábados pra almoçar e ficarmos rindo de coisas que só a gente sabe….ficar abraçada com “Dona” Mãe…me emocionar com o sucesso dos meus sobrinhos…ficar deitada no deck da lancha pra apreciar o entardecer no verão, parada nas Ilhas Cagarras acompanhada de pessoas amadas e lindas…acompanhar os primeiros passos do meu Wolney após uma cirurgia cardíaca daquelas…preparar uma comida gostosa….comer uma comida gostosa…estar com amigos….sei lá…é muita coisa.
    Então, neste momento, por pensar em coisas que me fazem bem, eu estou sentindo uma deliciosa sensação de felicidade e leveza que, pra variar, me dá vontade de chorar de emoção por constatar que eu sou muito FELIZ!!!
    Obs. Claudinha, amanhã é sábado, dia de beber mais um cálice de amor e felicidade com vocês. Fui!!!

    • POIS É, QUERIDA, FELICIDADE QUANDO EM GOTAS ENCHEM UM CÁLICE…MAS PERCEBÊ-LAS É QUE É O DIFÍCIL. E NEM SEMPRE PINGAM DIRETO, UMAS ATRÁS DAS OUTRAS. PINGA UMA, DELÍCIA, E OUTRA DAQUI A POUCO… E ASSIM VAMOS SOMANDO MOMENTOS APÓS MOMENTOS, PENSAMENTOS APÓS PENSAMENTOS (COMO VC DISSE, PENSAR EM FELICIDADE TAMBÉM GERA FELICIDADE!), ABRAÇOS APÓS ABRAÇOS, ENFIM, SENTIR CADA GOTA COMO ORVALHO DA MANHÃ PARECE SER UMA PISTA. “BÓRA SER FELIZ!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s